sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Votos Perpétuos de Ir. Jaqueline Cruz
Cada forma de Vida Consagrada tem um carisma próprio, ou seja, seus fundadores decidiram – e depois a Igreja os aprovou – viver um ou mais aspectos do Evangelho de Jesus Cristo numa forma radical e ampla e ainda professar os conselhos evangélicos da pobreza, obediência e castidade como algo próprio e comum de todas as formas de Vida Consagrada. Assim, os fundadores lhes deram normalmente uma Regra de Vida e Constituições ou apenas Constituições, que lhes dão organização e normas de vida.
O Concílio Vaticano 2º, ao tratar da Vida Consagrada, diz: “O estado (de vida Consagrada) constituído pelos conselhos evangélicos, embora não pertença à estrutura hierárquica da Igreja, está contudo firmemente relacionado com sua vida e santidade” (LG, 44). “Os conselhos evangélicos da castidade consagrada a Deus, da pobreza e da obediência se baseiam nas palavras e nos exemplos do Senhor. São recomendados pelos Apóstolos, Santos e Padres e pelos mestres e pastores da Igreja. Constituem um dom divino que a Igreja recebeu do seu Senhor e por graça dele sempre conserva. A própria autoridade da Igreja, guiada pelo Espírito Santo, cuidou de interpretar os conselhos evangélicos, regulamentar-lhes a prática e estabelecer formas estáveis de vida” (LG 43).
A Vida Consagrada é sobretudo um sinal. Diz o Concílio: “A profissão dos conselhos evangélicos se apresenta como um sinal que pode e deve atrair eficazmente todos os membros da Igreja para o cumprimento dedicado dos deveres impostos pela vocação cristã. Como, porém, o Povo de Deus não possui aqui (no mundo) morada permanente, mas busca a futura, o estado religioso (de Vida Consagrada), pelo fato de deixar seus membros mais desimpedidos dos cuidados terrenos, ora manifesta já aqui neste mundo a todos os fiéis a presença dos bens celestes, ora dá testemunho da nova e eterna vida conquistada pela redenção de Cristo, ora prenuncia a ressurreição futura e a glória do Reino celeste” (LG 44). Assim, a Vida Consagrada é sinal das coisas de Deus, da nossa ressurreição futura e da glória do Reino celeste, pois faz destas realidades sua vida já aqui no mundo.
João Paulo 2º diz: “A primeira tarefa da Vida Consagrada é tornar visíveis as maravilhas que Deus realiza na frágil humanidade das pessoas chamadas. Mas do que com as palavras, elas testemunham essas maravilhas com a linguagem eloqüente de uma existência transfigurada, capaz de suscitar a admiração do mundo. A essa admiração dos homens respondem com o anúncio dos prodígios da graça que o Senhor realiza naqueles que ama” (VC, 20). “Deste modo, a Vida Consagrada torna-se um dos rastos concretos que a Trindade deixa na história, para que os homens possam sentir o encanto e a saudade da beleza divina”, diz o Papa (VC,20).
Parabéns querida Ir. Jaqueline pelo teu SIM e que este possa realizar seus SONHOS e os SONHOS de muitos jovens que seguem suas pegadas!
Óh! Qual sorte! És FILHA DE MARIA AUXILIADORA PARA SEMPRE!
domingo, 16 de janeiro de 2011
Posse da Ir. Mariluce
Hoje a Inspetoria Nossa Senhora da Paz (BCB) celebrou com muita alegria a posse de Ir. Mariluce Gonçalves Dorilêo. Na Eucaristia, que celebramos nesta manhã na Sede Inspetorial, Casa Nossa Senhora da Paz, agradecemos a Deus por Seu amor generoso, expresso no sim de Ir. Mariluce, dado com fé e confiança. Ela afirmou que acolhe este gesto de confiança nela depositado com a mesma atitude de Paulo, quando afirma: "Tudo posso naquele que me fortalece" e com a certeza de que Jesus nos dá sua mãe como Auxílio e Mestra. Expressou também o anseio de que manifestemos o carisma de maneira mais luminosa e contagiante, "criando condições para promover uma cultura vocacional, que com mais empenho será uma de nossas prioridades".
Agradecemos também pelo carinho e dedicação de Ir. Francisca Gomes de Santana, que concluiu seu mandato com gratidão e esperança. Unidas a ela, também nós pedimos: "Acolhe Senhor, tudo aquilo que vivemos, partilhamos, construímos e experimentamos e faz deste tempo que já é memória, uma terra fértil para ousarmos a nova caminhada com garra, fazendo da própria vida uma entrega de amor".
Ir. Karla Amorim Sancho
Posse de Ir. Mariluce
Querida Ir. Mariluce,
Nós estamos unidos em preces e muita oração!
Que este dia seja de muita PAZ e ALEGRIA!
Aqui em São Marcos chove bastante e queremos que seja a chuva da GRAÇA!
Nesses de sua missão frente à Inspetoria Nossa Senhora d Paz.
Grande abraço das Irmãs Laurinda e Albília e dos Padres: Miguel Gaya e Osmar Resende e toda a Comunidade Indígena de São Marcos!
sábado, 15 de janeiro de 2011
Está chegando a hora... Felicidades Ir. Mariluce!
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Bom trabalho Ir. Mariluce!
Paz é uma palavra linda.
A Paz é uma coisa muito especial.
A Paz é um mundo em que quase todas as pessoas são felizes.
Paz é educação e sem Paz não conseguimos viver.
Todos nós precisamos de Paz na vida, onde é preciso harmonia.
Para haver Paz é preciso acabar com a guerra.
Por causa da guerra há pessoas adultas e alguns meninos que estão sem comer.
Quando há Paz há alegria.
Paz é o que Deus nos dá.
A pomba branca representa a Paz.
Que a Paz seja sua bandeira Ir. Mariluce G. Dolirêo em seu novo trabalho de animadora da Inspetoria Nossa Senhora da Paz.
Seja Paz e tenha muita PAZ!
Seja feliz em seus empreendimentos...
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Formatura na Aldeia de São Marcos
Alunos do 3º ano Ensino Médio S. Marcos
No dia 1º de janeiro houve a conclusão de curso ensino médio de 18 alunos xavante da Escola Dom Filippo Rinaldi e nossa alegria é que dentre estes havia 6 mulheres! Elas estão chegando...!
Entraram, todos pintados a rigor, com seus familiares, professores, funcionários e o celebrante P. Miguel Gaya. Dirigiram todos os comentários, os cantos. Após a missa foi o momento solente, entrada com os padrinhos, canto do Hino Nacional, Juramento, entrega dos certificados, discursos. Deus seja sempre louvado em cada turma que conclui esta etapa.
Assinar:
Postagens (Atom)