segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Lançamento do Livro de Ir. Ivone Goulart Lopes

Parabéns Ir. Ivone!




Lançamento do livro: “Presença das Filhas de Maria Auxiliadora entre os povos Bororo e Xavante”, da Ir. Ivone Goulart Lopes, no evento “Prata da Casa 2010”, lançamento coletivo das obras publicadas (editadas ou coeditadas) pela EdUFMT, realizado como parte das comemorações dos 40 anos da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) no dia 26/11/10, na Casa Barão de Melgado/Cuiabá-MT.
Participaram com a Ir. Ivone desse momentos várias Irmãs e pessoas amigas de Ir. Ivone que com ela celebra mais uma vitória!
Parabéns Ir. Ivone pela conquista, tudo fruto do seu Empenho e Dedicação!

10 comentários:

  1. Presença das Filhas de Maria Auxiliadora entre os povos Bororo e Xavante
    Ivone Goulart Lopes

    Houve o lançamento do livro: “Presença das Filhas de Maria Auxiliadora entre os povos Bororo e Xavante”, da Ir. Ivone Goulart Lopes, no evento “Prata da Casa 2010”, lançamento coletivo das obras publicadas (editadas ou coeditadas) pela EdUFMT, realizado como parte das comemorações dos 40 anos da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) no dia 26/11/10, na Casa Barão de Melgado/Cuiabá-MT.
    A Profª Drª Laci Maria Araujo Alves do Depto. História/ICHS/CUR/UFMT fala, no prefácio que apresentar este trabalho é falar da vida de tantas mulheres missionárias que dedicaram e dedicam suas forças, seu tempo e sua história na educação de crianças, adolescentes e jovens, tanto nas cidades quanto nas aldeias de Mato Grosso.

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  2. De modo particular, ao trazer as análises sobre a presença das Filhas de Maria Auxiliadora nas aldeias Xavante e Bororo desde o final do século XIX, Ir. Ivone realça um aspecto singular da obra: uma reflexão sobre a presença feminina em universo masculino e, ao mesmo tempo, uma avaliação da própria prática pedagógica da Congregação junto aos povos indígenas e a adoção de novas metodologias com vistas à preservação da cultura indígena. Com rigor científico este estudo se fundamenta em obras, documentos e crônicas que possibilitaram desnudar o cotidiano de mulheres e homens Xavante e Bororo nas Missões Salesianas, destacando sua cultura, seus espaços simbólicos e suas representações, de modo a permitir um maior conhecimento sobre a história desses povos, especialmente sobre as mulheres que, mesmo ainda em condições de subalternidade, conseguem se inserir num universo mais amplo, galgando espaços em vários níveis do ensino, desde o fundamental ao curso superior. Com maestria e simplicidade, Ir, Ivone conduz o leitor a adentrar o cotidiano destes povos, a partilhar de seu universo simbólico, de suas tradições, enfim, dos seus fazeres, saberes e viveres apresentando traços de uma cultura diferente, mas respeitada dentro da Missão Salesiana.Tais dados enriquecem a historiografia regional e nos convidam a uma nova leitura sobre esses povos que, apesar de partilharem conosco de um mesmo território, são vistos, muitas vezes, com indiferença e menosprezo.

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  3. Ao mostrar a vinda e a expansão da Missão Salesiana na América Latina, no Brasil e em Mato Grosso, a obra destaca os desafios enfrentados e as conquistas obtidas na árdua tarefa de semear o conhecimento no coração e na vida das pessoas, por meio da memória de mulheres que dedicaram sua vida em prol da educação, desde o trabalho desenvolvido no Asilo Santa Rita, em Cuiabá, quanto nos Colégios, nas Casas e nas Missões que foram sendo criados em várias regiões de Mato Grosso. Ao trazer as experiências educacionais, expressas também em fotografias, gráficos e tabelas, Ir. Ivone analisa as mudanças ocorridas no percurso, especialmente em relação à forma de conceber o internato, a partir de novos conhecimentos antropológicos que tem possibilitado que a educação salesiana, hoje, possa colaborar como espaço de assessoria aos povos Xavante e Bororo para que estes se afirmem cada vez mais como protagonistas de sua própria história.

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  4. Ir. Maria de Lima Barros, ao fazer a apresentação diz que as memórias apresentadas neste livro aparecem apenas como “pegadas” da história das FMA desde a chegada das primeiras missionárias a Cuiabá e ao centro colonizador “Teresa Cristina” até a expansão de suas obras no século XX, fixando mais na Missão de São Marcos onde atualmente reside a autora.
    Cabe-nos lembrar que somos frutos de um passado que nos pertence, como nos pertence o Instituto desde as suas origens. É preciso, porém, observar que só compreenderemos bem o passado se suas linhas forem reconstruídas com objetividade, mostrando o pensamento de cada época. Assim sendo vamos ver cada FMA como “filha do seu tempo” e, por isso mesmo, profundamente marcada pela cultura do lugar e da fase histórica em que viveu. Daí se conclui que as FMA que aparecem nestas memórias devem ser vistas dentro da realidade geográfica, social, eclesial e congregacional de seu tempo.

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  5. A leitura do livro nos permite vislumbrar a história desses cento e quinze anos, bem como destacar o objetivo principal destas memórias que é ressaltar a figura de cada FMA, de seu trabalho missionário e principalmente a caridade que dominou o seu ser e o seu agir como herança de um carisma cuja fonte é o coração de Cristo, o Bom Pastor. Em cada irmã citada neste livro, que atuou entre os Bororo e os Xavante, percebe-se essa caridade, dom do Espírito Santo e centelha que está no coração de todas as pessoas que correspondem ao chamado do Senhor. Foi assim que elas, carinhosamente relembradas, fizeram a experiência do amor a Deus e ao próximo.
    Nestas páginas desfilam abnegadas FMA sendo também visível a ação da maternal Auxiliadora que estende seu manto protetor sobre todas suas diletas filhas. Cada uma destas nos dá uma injeção de otimismo nos mostrando que para ser feliz não se requer nada mais que a intimidade com Deus, por isso são pessoas realizadas e corajosas. Portanto o livro tem o objetivo de mostrar as ações das Filhas de Maria Auxiliadora junto aos indígenas em Mato Grosso. Estas mulheres religiosas, juntamente com outras leigas voluntárias, foram pioneiras no Brasil, em Mato Grosso, neste campo de atuação junto às populações indígenas, especialmente junto ao Bororo desde 1895 e aos Xavante em 1956.

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  6. Esta pesquisa teve como vertente principal trazer à tona a atividade feminina, pequenos fragmentos de uma reconstrução histórica do papel da mulher religiosa, objetivando visualizar a metodologia educacional, o Sistema Preventivo utilizado por elas na sua ação educativa pastoral junto às mulheres indígenas e aos salesianos nas Casas de Missões, antigas Colônias. Esta pesquisa foi baseada nas Crônicas das Casas de Missões das FMA: Teresa Cristina, (Cron TC), Tachos/Meruri – Colônia Sagrado Coração de Jesus, (Cron Tachos-Mer), Garças, Colônia Imaculada (Cron G/I), Sangradouro\Colônia São José (Cron Sang), Santa Terezinha (Cron ST) e São Marcos, Casa Dom Filippo Rinaldi (Cron S.Mc). Algumas fontes secundárias impressas como Jornais, Cartas, Revistas, Constituições e Regulamentos, Planejamentos Administrativos e Pedagógicos, Regimento Escolar, Diretório das Missões, Relatório das reuniões de missionários, Fotos da época, Livros escritos por Salesianos e FMA, outras bibliografias referentes a estas duas etnias: Bororo e Xavante. Ainda contou com a história oral tendo por base depoimentos de algumas pessoas, Irmãs que moraram em São Marcos, uma missionária leiga e um Irmão Salesiano da AMA, uma Xavante e dois Bororo, 32 foram requisitadas/os para a entrevista, 17 colaboraram.

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  7. O estudo divide-se em cinco capítulos: o 1º assinala a visão da Congregação Salesiana, especialmente o Instituto das F.M.A. em relação à missão indígena e a expansão salesiana na América Latina, destacando os fundadores Dom Bosco e Maria Mazzarello, como também as primeiras missionárias em terras matogrossenses. Já no 2º capítulo tenta-se sintetizar a História e cultura da Sociedade Xavante, uma pequena apresentação deste povo, dando algumas informações sobre aspectos de sua organização social e da história comum dos seus vários grupos que hoje habitam nove Terras Indígenas (T.I.) em Mato Grosso – Brasil. Ainda neste 2º capítulo busca-se apresentar a Mulher Xavante. Quanto ao 3º capítulo é dedicado à presença das F.M.A. junto ao povo Xavante: Santa Terezinha, Sangradouro e São Marcos que em 2008 completou 50 anos de fundação da aldeia e da presença dos SDB e 44 anos da presença das FMA entre eles.

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  8. Procura situar na Terra Indígena São Marcos, na aldeia Etenho'repré/São Marcos, mostrar alguns aspectos de sua história particular, como sua gênese em 1958 e a presença das FMA em 1964, a atuação destas mulheres a partir desta data. Dedica-se um espaço a educação escolar, os inícios informais, o período do internato, do semi-internato, a oficialização da escola, a presença dos monitores e, logo depois, dos professores indígenas, o aumento da escolarização, o Projeto do Ensino Profissionalizante Magistério Modular, e a implantação do Ensino Médio.
    No Capitulo 4º, mostram-se alguns fragmentos da relação de dependência feminina nos primórdios da missão. Daremos voz às Irmãs que moraram aqui nestes anos, elas recordam, narram alguns acontecimentos, fatos ocorridos e vivenciados por elas. O 5º capítulo foi pensado especialmente para sinalizar em poucas linhas a presença das FMA entre os Bororo, 1895 a 1898 na Colônia Teresa Cristina; de 1902 até 2009 em Meruri e junto aos Bororo em Sangradouro, onde elas já se encontram lá desde 1911 com eles. E a presença na Colônia do Garças, Imaculada, de 1905 a 1923.

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  9. Entre as inovações educativas das Salesianas em Mato Grosso se coloca, em primeira linha, o Sistema Preventivo aplicado à educação feminina e difundido por muitas das ex-alunas que se tornaram “mestras” principalmente nas cidades interioranas e aldeias indígenas onde já desponta, ainda tímida, a presença da mulher também na educação formal.
    Partilhemos cada página desta obra como convite a uma releitura da história por meio do belíssimo trabalho realizado pelas Filhas de Maria Auxiliadora que com ternura e carinho semeiam o sonho de uma sociedade melhor a partir da educação de crianças e de jovens, de diferentes etnias, que compõem o nosso Mato Grosso.

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  10. Quem desejar adquirir o livro está sendo vendido no valor de 20,00.
    Muito obrigada!

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