quarta-feira, 30 de março de 2011

ENCONTRO DE PADRES/ IRMÃOS E IRMÃS DA DIOCESE DE JÍ-PARANÁ


Aconteceu no dia 16/03/11 na Chácara da Diocese de Ji-Paraná um encontro dos padres, religiosas e religiosos. Os participantes eram em torno de 58 pessoas. Objetivo da mesma foi para rever a caminhada de comunidades fraternas dos Padres, Irmãs e irmãos, que juntos realizam trabalhos de evangelização nas diversas paróquias. O Padre Celestino Vigário geral da Diocese, convidou a psicóloga Drª Grazielly para nos ajudar nesta reflexão, que expos com muita sabedoria o tema: “inteligência intelectual e emocional” ressaltando vários pontos para rever os relacionamentos, pessoal e comunitário.
 Ter a capacidade de fazer auto-avaliação diariamente nos nossos comportamentos.
 Cada um tem sua capacidade própria, para fazer, pensar, falar, agir...
 Ter paciência com/a outro/a
Ás vezes há choques em nossos relacionamentos e queremos manter sempre meu jeito de ser, agir, pensar... E não oferecemos sequer diálogo aberto. Entramos em crises, ai é melhor afastar do ambiente, sair do circulo, e a roda caminha, de novo batemos de frente, e a situação vai piorando cada vez mais.
O devemos fazer? Parar e escutar outro com amor e atenção, acolher! Desta forma, perdermos a noção do espaço, lugar, enfim tudo que esta em relação a outro e ai entramos em crises de relacionamentos. Em seqüência temos a inteligência emocional que caminha junto com a inteligência intelectual, mas a inteligência emocional mostra-nos outro anglo da vida, que somos seres humanos cheios de sentimentos bons e ruins. Precisamos saber lidar com eles. A psicóloga usou vários exemplos do Mestre Cristo Jesus que percorreu este mundo humano.
Ele também teve os seus sentimentos! Mas, Ele conseguiu rever estes sentimentos, tinha hora de brigar, chorar, emocionar, de falar bravo e com autoridade, mas, tudo isso com imenso respeito para com a pessoa do outro. E assim terminou sua palestra dizendo que não podemos guardar nenhum sentimento ruim dentro de nós, isso pode causar doenças profundas.
Em seguida, Dom Bruno, fez uso da palavra, refletindo com o grupo sobre o andamento da Diocese e convidou-nos a melhorar cada vez mais o nosso relacionamento. Fazer juntos a programação da paróquia de acordo com Plano Diocesano, fazer a preparação dos/as catequistas no início do ano. Fazer avaliação de acordo com o Diretório e as diretrizes. Ver as possibilidades econômicas da paróquia (Projeto). Encontro mensal com as lideranças e padres/e, e fazer algum almoço juntos. Não ficar nas próprias casas sozinhos/as. Cuidar mais da Espiritualidade e prestação de contas. Falar com respeito com outro/a. Rever os contratos na Diocese, usar a uniformidade na contribuição que deve ser igual para os padres e para as Irmãs. Conhecer as normais da Diocese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário