sexta-feira, 4 de maio de 2012

InsPAZ participa de seminário da nova edição do Boletim Salesiano

4/5/2012 - Brasil - Novas perspectivas para a edição brasileira do Boletim Salesiano


(ANS – Brasília) – Em 27-28 de abril, no Centro Congressos Israel Pinheiro, de Brasília-DF, realizou-se um seminário para comemorar os 110 Anos do Boletim Salesiano (BS), em sua edição brasileira. Partilhar, aprender, criar sinergia, trabalhar em rede, empenhar-se – essas foram algumas das palavras-guias adotadas pelos membros da Família Salesiana (FS), participantes no seminário.
Ao encontro estiveram presentes representantes das Inspetorias dos SDB (seis), das FMA (nove) e da Associação dos Salesianos Cooperadores (ASSCC), procedentes de todo o Brasil, num total de 26 pessoas. As reflexões trataram da identidade do Boletim Salesiano e dos grandes desafios da comunicação num futuro próximo.
Na justificativa do seminário, o Boletim Salesiano tem como vocação ser veículo voltado à informação e à formação da Família Salesiana. Para cumprir tal vocação, quer ampliar sua inserção no meio juvenil e avançar como ferramenta educativo-pastoral, contando para isso com o envolvimento, a colaboração e a participação crítica dos responsáveis pela Comunicação nas diversas inspetorias. Há, como se disse, no Brasil, seis Inspetorias SDB e nove FMA.
Conforme ressaltou o P. Nivaldo Luiz Pessinatti, diretor do Boletim Salesiano do Brasil, o seminário teve como importante marco inicial a reunião de religiosos e leigos que cumprem uma função estratégica para a FS: “O comunicador – prosseguiu – é um mediador do carisma: é ele quem viabiliza a interação das diversas expressões do carisma salesiano. A função que .... exercemos é altamente estratégica, porque permite revitalizar e viabilizar o carisma em cada Inspetoria por meio da comunicação”. Em seguida, o P. Gildásio Mendes, da Inspetoria do Brasil-Campo Grande, ministrou a palestra “Caminhar com os tempos – Compreender, dialogar e educar os jovens na era da Internet e das Redes Sociais”.
A palestra seguinte, ministrada pelos referentes de comunicação no Brasil dos SDB – Irmão Cledson Martas Rodrigues – e das Filhas de Maria Auxiliadora – Irmã Maria do Socorro Tabosa – pautou-se pelas diretrizes da Comunicação que oferecem esses dois Grupos da FS.
O dia 28 de abril foi dedicado à partilha e encaminhamento de propostas. Fez-se pela manhã um breve relato de como o BS é distribuído e utilizado em cada Inspetoria.

O segundo ponto tratou das “Perspectivas para o Boletim Salesiano digital”, com palestra apresentada por Sérgio Salme e Felipe Moura, responsáveis pelo desenvolvimento das plataformas digitais do BS. Eles expuseram o que vem sendo elaborado em três frentes: o aplicativo de leitura do BS em ‘tablets’ (que já tem uma versão experimental disponível para iPad); o aplicativo ‘mobile’ (para leitura em celulares); e um ‘portal’ de conteúdo ampliado, incluindo artigos, reportagens, notícias, fotos e vídeos, e uma série de ferramentas que visam contribuir a informar nos diversos ambientes de comunicação salesiana.
Ao finalizar o seminário, os participantes assumiram alguns compromissos para dinamizar o BS e sua inserção nas Inspetorias. Eis alguns: fazer um diagnóstico para saber como vem sendo distribuído e utilizado o BS em cada Inspetoria; criar, em cada casa, ou obra salesiana, um/a referente local responsável pelo Boletim Salesiano; e promover um lançamento unificado da versão digital do BS, como – importante! – parte das comemorações do Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco, seu Fundador.

Matéria de Ana Concenza 
Jornalista e membro do Conselho Editorial do Boletim Salesiano - Brasil
Fonte: http://www.infoans.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário