quarta-feira, 20 de abril de 2011

Formação para voluntários e líderes sobre assistência salesiana


Os alunos do Instituto Madre Marta Cerutti que fazem parte dos grupos de Voluntários e dos Líderes de Sala participaram do encontro formativo sobre assistência salesiana, que aconteceu na escola, na tarde do sábado, dia 16/4.


O Assistente Salesiano
Ser assistente significa prestar assistência, isto é: trabalhar com e para o outro, para as crianças, os adolescentes e a juventude. Ou seja, ser assistente não é apenas trabalhar junto, mas é comprometer-se com a atividade comum, assumir como seus os objetivos da escola com a qual colabora.
Como a missão da família salesiana é a educação, em suas escolas todos os líderes e voluntários são assistentes. Por isso, eles possuem algumas exigências próprias para atuarem nessa área:
• Coerência na relação com os colegas - harmonia entre o dizer, o ser e o fazer, lembrando que o ser e o fazer são sempre mais importantes que o dizer.
Afeto pedagógico - aceitação dos colegas como são, sem perder de vista o potencial de cada um.
• Responsabilidade - exige que o líder/voluntário saiba respeitar as exigências do bem comum e no respeito à condição peculiar de pessoas em desenvolvimento.
• Bom senso na ação - capacidade de discernimento prático na interpretação e na intervenção nos acontecimentos reais que transcorrem na ação educativa.
• Equilíbrio no agir - capacidade de agir com discernimento, tranqüilidade e sabedoria, frente a situações complexas e/ou de extrema gravidade.

Os Valores do Assistente
Na caminhada das crianças, dos adolescentes e dos jovens, o assistente, ao apoiá-los, deve viver determinados valores, que são indispensáveis para que o seu trabalho aconteça, e favoreça o crescimento deles.
• Esforço - todo Assistente, na sua ação diária, deve aplicar suas forças para concretizar seus objetivos junto aos colegas. Ele não pode deixar que as coisas aconteçam sem que exista uma pronta interferência sua. O empenho do Assistente é de vital importância no seu trabalho, pois ele traduz interesse, cuidado, preocupação com a vida de cada uma dos colegas presentes em seu dia-a-dia. Toda pessoa sente-se bem quando percebe que alguém está empenhado em apoiá-lo em suas lutas diárias.
• Persistência - o Assistente deve conservar-se firme e constante em seu propósito de trabalhar pelo bem dos colegas. Ele não abandona suas crenças, seus valores, diante de uma dificuldade, de um menino ou menina que apresente comportamentos difíceis. É seu dever persistir, manter-se firme em seu propósito, acreditando que sua ação, um dia, haverá de produzir frutos, isto é, contribuir para o amadurecimento dele.
• Preparo - no seu trabalho cotidiano, o Assistente não pode abrir mão de um processo formativo permanente. Ele deve estar sempre disposto para estudar e aprofundar questões que são importantes para o sucesso de sua ação. A preparação do Assistente não pode resumir-se às reuniões e/ou encontros oferecidos pela escola. O Assistente deve ser alguém que busca por si mesmo, através de leituras, um preparo que o capacite para uma ação competente em benefício dos colegas.
• Solidariedade – o Assistente não trabalha só. Sua ação possui uma dependência com as ações dos outros membros da comunidade educativa. Ela deve refletir a união existente entre todos. A união que promove ações de colaboração, de ajuda mútua. Deve o Assistente preocupar-se também em solidarizar-se com a causa dos jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário