quinta-feira, 29 de março de 2012

X Enarse: diretores de escolas de todo país debatem avanços e perspectivas da RSE



Teve início em 28 de março, quarta-feira, e se estende até a sexta-feira, dia 30, o X Encontro Nacional da Rede Salesiana de Escolas (Enarse), realizado em Brasília-DF. Neste ano em que a RSE completa uma década, o encontro é norteado pelo tema “Dez anos de trabalho em rede: cooperação e desenvolvimento” e reúne cerca de 200 participantes, entre diretores das 119 escolas da Rede em todo o país; e gestores e animadores dos polos regionais da RSE. Participam também, como convidados, os superiores das seis inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco e das nove inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil.

O encontro iniciou-se às 14h30min, com uma oração e a acolhida aos participantes, preparada pelos jovens alunos do Centro Educacional Maria Auxiliadora e do Colégio Dom Bosco de Brasília. A mesa de abertura contou com a presença especial da Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Yvonne Reungoat. Também compuseram a mesa o presidente da Cisbrasil e da Rede Salesiana Brasil, Padre Nilson Faria dos Santos; a presidente da CIB e vice-presidente da Rede Salesiana Brasil, Irmã Rosa Idália Pesca; o secretário-executivo da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), Daniel Torres de Cerqueira; e os diretores executivos da Rede Salesiana de Escolas, Padre Nivaldo Luiz Pessinatti e Irmã Ivanette Duncan de Miranda.

Palavra da Madre Geral

Em sua primeira visita ao Brasil, a atual sucessora de Madre Mazzarello à frente do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Yvonne Reungoat, dirigiu algumas palavras aos participantes do Enarse. “Neste momento, a Rede Salesiana de Escolas está realizando o sonho educativo de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Está buscando responder aos desafios atuais do carisma salesiano. A Rede é um sinal de que a Família Salesiana no Brasil não se deixa vencer pelas dificuldades mas, ao contrário, os novos desafios estimulam a busca de novas respostas”, afirmou a Madre. Ela completou: “A existência da Rede Salesiana de Escolas em si é educativa porque é um sinal vivo de que podemos trabalhar e educar juntos. E educar é formar bons cristãos e honestos cidadãos para a sociedade de hoje e de amanhã”.

Irmã Yvonne ressaltou que o sistema preventivo não espera que se apresentem os desafios para darmos respostas, e sim nos leva a prever desafios e procurar antecipadamente as respostas. E afirmou que a RSE, por sua magnitude nacional, pode chegar a milhões de jovens e, assim, ser uma esperança para a sociedade e para a Igreja no Brasil. “O constituir da Rede sustenta a nossa paixão educativa, uma paixão que deve crescer continuamente e que só pode acontecer porque retém uma resposta aos jovens de hoje. Eu os congratulo por esse novo caminho que estão construindo. Juntos, nos abrimos ao futuro”, destacou. A Madre concluiu sua fala destacando o papel dos educadores no interior da Rede Salesiana de Escolas e sua missão de construir uma rede “caracterizada pela criatividade, pela esperança, pelo entusiasmo e paixão diante da vida e pela alegria”.

História

Após as falas dos demais componentes da mesa, Padre Nivaldo Luiz Pessinatti e Irmã Ivanette Duncan de Miranda conduziram a primeira reflexão do encontro, com o tema “RSE: dez anos de cooperação na missão de ressignificar a educação salesiana – relato histórico”. Resgatando o carisma educacional dos fundadores e a história da Rede desde o seu início, a palestra teve como objetivo apresentar o processo evolutivo da Rede e seus desafios futuros.

O segundo momento foi coordenado por Cintia Bagatin, assessora editorial da RSE, que ministrou uma palestra sobre “Visão de futuro: as novas tecnologias e o material didático digital da RSE". Ela esmiuçou o que são e como funcionam alguns dos projetos da Rede que fazem uso das novas tecnologias, como a participação no Portal Futurum, a inclusão do material didático nesse portal e uma nova parceria para a publicação de livros digitais.

O primeiro dia do Enarse encerrou-se com a celebração eucarística conduzida pelo Padre Nilson Faria dos Santos no Colégio Domingos Sávio e Paróquia Dom Bosco.



Fonte: RSE Informa

Nenhum comentário:

Postar um comentário