sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

2º dia do Tríduo de Laura Vicuña

A prece neste segundo dia do tríduo será pelas Filhas para que tenham muita amizade com as Mães.

Laura Vicuña - Rogai por nós!



Filha de José Domingo Vicuña e Mercedes Pinto. Nasceu em 5 de abril de 1891 em Santiago Chile.

Seu pai era um soldado e ela nasceu três meses após o inicio da guerra civil no Chile. Com o seu marido na guerra a mãe de Laura mudou-se para Las Lajas Argentina, (do outro lado dos Andes) para criar sua filha. O seu pai foi morto e para sobreviver Mercedes tornou-se amante de um homem chamado Manuel Mora.

Mora pagou para Laura se inscrever e atender as aulas na Escola das Irmãs Salezianas onde a garota era muito feliz. Fez a sua primeira comunhão em 2 de junho de 1901 o que foi um momento decisivo em sua vida. "Oh meu Deus eu quero te amar e te servir toda a minha vida" escreveu ela em seu livro de anotações. Ela tentou então com a idade de 10 anos entrar para o Convento das Salezianas mas o Bispo recomendou que ela aguardasse um pouco mais.

Em casa para os feriados do Natal, Laura repeliu varias vezes os avanços amorosos de Mora que finalmente a forçou sair de casa para evita-lo. Ela orava para não ter que levar a ida que sua mãe levava, ofereceu sua própria vida para escapar desse destino cruel e pediu de novo permissão ao seu confessor para entrar a para a Ordem das Salesianas. Como ele bem conhecia a verdadeira profissão de fé de Laura, ele permitiu. Ela entrou para as " Solidarias Filhas de Maria" em 8 de dezembro de 1901.
No final de 1903 Laura ficou muito doente, e retornou para a casa de sua mãe Em 14 de jjaneiro de 1904 Mora, muito bêbado começou a mandar na mãe e na filha de modo extremamente grosseiro. Laura tentou fugir de casa mas Mora a agarrou e bater muito nela até ela ficar inconsciente. Embora mais tarde recobrasse a consciência, Laura nunca mais recuperou sua saúde, morrendo 8 dias depois em decorrência dos maus tratos e da doença, em 22 de janeiro de 1904 em Las Lajas, Argentina.

Ela é padroeira das vitimas de incesto e vitimas de maus tratos pelos parentes

Foi beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 3 de setembro de 1988.

Oração:

Señor Jesús: Tú que concediste a Laura Vicuña la gracia de ofrecer su vida por la salvación del alma de su propia madre, concédenos también a todos nosotros la gracia de obtener buenas obras, la conversión y salvación de muchos pecadores. Amén.

Sua festa é celebrada no dia 22 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário