sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Reflexão das Irmãs na Europa com as palavras de Ir. Emilia Musatti fma




Quem é Ir. Maria Musatti?



Irmã Emilia Musatti
Vigária geral

Irmã Emilia nasceu no dia 21 de novembro de 1943 em Ome (Brescia) e fez a primeira profissão em 1963. Proveniente da inspetoria emiliana, com sede em Bolonha, durante o período da primeira formação estudou no Instituto Maria Auxiliadora em Turim, onde foi aluna de Madre Marinella Castagno.

Em 1972, concluiu os estudos em Ciências Religiosas no Pontifício Instituto Teológico Regina Mundi e de Espiritualidade no Teresianum de Roma. Depois de um breve retorno à inspetoria emiliana, foi chamada para Roma, no Centro Internacional de Pastoral Juvenil, para trabalhar na área de Educação à Fé. Participou da elaboração do Projeto de Pastoral unitária com todo o fervilhar de idéias, de confrontos, de pesquisas que marcaram os anos 80 do nosso Instituto.

Em 1986 esteve em Novara e em 1988 começou o seu serviço de formadora no Noviciado Interinspetorial de Contra de Missaglia (Lecco). Durante este período, soube conjugar reflexão pastoral e deveres inerentes ao seu cargo. Em 1995 foi nomeada Inspetora da inspetoria Lombarda Sagrada Família de Milão. Recebeu o mandato de Conselheira Visitadora no CG XX (1996) e durante o sexênio visitou quatro inspetorias do Brasil, seis da Itália, a Eslovênia e Portugal.
Em 2002, o mandato lhe foi renovado pelo CG XXI e neste segundo sexênio visitou cinco inspetorias do Brasil, duas da Itália e a Tailândia. No primeiro semestre de 2008, participou do Projeto Jerusalém e deu uma notável contribuição na avaliação do mesmo.

O CG XXII (2008) pediu a Ir. Emilia um novo e grande serviço: ser a Vigária Geral sucedendo Madre Yvonne Reungoat, nomeada Superiora Geral do Instituto. À pergunta da Madre: «Aceitas?», Ir. Emilia respondeu sim, agradecendo todas as Capitulares pela confiança e afirmando: «Estou aqui para servir. Madre Yvonne já foi Vigária, portanto, terei uma boa mestra». Mulher de grande fé, de sensibilidade fina, de muita profundidade, a nova Vigária sente também o apoio carinhoso e eficaz de sua mãe Rachele, que lá de Ome acompanha com a oração e a oferta cada passo da filha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário